'It starts with where you are and with what you have' - Judyannet Muchiri, NAYD social media editor

Tuesday, 1 November 2016

Declaração do Dia da Juventude Africana - Pochi Tamba Nsoh, Fundadora da NAYD





Se tiveres de sonhar, fá-lo ALTO e arrojadamente!

Hoje, a África diz que o mundo deve celebrar os jovens como agentes-chave de mudança. Na NAYD, é para mim uma oportunidade para contemplar a luz do sol, a energia da juventude africana e a sua resiliência, ciente que apesar de muitas vezes serem menos educados do que a maioria, menos equipados, mas que apesar de tudo conseguem obter resultados. Como fundadora de um grupo de jovens que hoje conta com membros em todo o mundo, permitam-me partilhar um pouco mais sobre este sentimento de ser uma jovem africana.

Para a maioria de nós que foi picado pelo bichino do desejo de mudança, a vida apresenta-se a cada momento como uma escolha difícil de fazer. Optas por comer, comprar roupa, um telefone novo, ir dançar, desanimar, ou tomas a decisão de fazer o que o coração te compele? Uma vez dados os primeiros passos, aceitas remar contra a maré - ditadura, corrupção, mudança climática, desigualdade de género, conflitos, terrorismo, só para citar alguns desafios, embora mal equipados e sem formação adequada? Aceitas avançar para o mundo inseguro dos que se atrevem, ou resignas-te a cruzar os braços como muitos e limitas-te a ver as coisas correr mal. Viver em África e falar alto sobre mudança pode ser uma tarefa difícil para qualquer jovem. Se optaste pelo caminho de mudar África, então este é um bom dia para eu te lembrar que milhares de jovens africanos como tu acreditam que podemos pôr fim à violação, podemos alcançar melhores cuidados de saúde, podemos dizer NÃO quando acreditamos que algo não está certo, e que não há nada de errado em escutar os sussurros do coração. Aproveito para partilhar convosco o exemplo de alguns desses jovens espalhados por todo o continente.

Stephen Machua,  "Uma voz emergente para a África", consciente das questões que afectam a juventude e apaixonado por assuntos de liderança. Já criou várias plataformas para ajudar a formar líderes juvenis.

Tinashe Lindel Dirwai,  Um membro activo da associação Poder da Palavra (www.poweroftheword.org), uma organização sem fins lucrativos que visa "dar ouvidos" à voz oprimida das mulheres do Zimbabué.

Judyannet Muchiri, Uma verdadeira "cruzada africana" dos nossos dias e agente de mudança, que acredita que a África é uma participante com os mesmos direitos nos assuntos globais e que o poder dos mídias sociais serve para unir as pessoas sob a bandeira de uma agenda comum.

NNADI Anthony Kevin Desenvolveu uma vasta experiência em áreas como saúde reprodutiva, educação pelo grupo de pares, mentoria, advocacia e mobilização da comunidade, gestão estratégica e liderança e mudança climática.

Jean Paul Brice Affana É Chefe de Programas de Juventude da Associação Internacional para o Avanço de Abordagens Inovadoras para Desafios Globais (IAAI - International Association for the Advancement of Innovative Approaches to Global Challenge), uma organização com sede na Áustria.

Estes jovens, tal como eu, estão determinados em avançar com a mudança, um passo de cada vez, e já deixaram uma marca positiva com as suas várias iniciativas. São também voluntários que trabalham para estabelecer a ponte entre os milhares de jovens africanos empenhados em criar um futuro melhor através da rede NAYD. Este é sem dúvida um bom momento para reconhecer o seu compromisso, e através deles, o de milhões de jovens que em todo o mundo lutam pela mudança. É desta forma que eu acredito que podemos tirar partido do dividendo demográfico - trabalhando juntos, sem nunca desistir!


Lembra-te que nada de bom é fácil. Se o mundo em que queres viver é de sonho, faz dele um grande sonho. Pois aqueles que são arrojados nos seus sonhos, alcançam muito mais. Não deixes de comemorar o dia de hoje, mas redobra o teu compromisso para com o dia de amanhã. Um mundo melhor depende disso.

Pochi Tamba-Nsoh

No comments:

Post a Comment